Avançar para o conteúdo principal

RECOMEÇAR

SEGUNDA FEIRA  03 OUTUBRO 2016









& cinco sugestões para acompanhar o regresso à faculdade. Faz hoje, sensivelmente, uma semana que voltei a encarar a minha licenciatura, que voltei a Lisboa diariamente, às discussões em cima da mesa, aos papeis espalhados; voltei e já sinto a dificuldade em conciliar a vida, o curso e o blogue e, por tal, trago-vos uma mão cheia de sugestões para encararmos a – nova – realidade.

Quem me conhece – ou quem trabalha comigo diariamente – sabe que sou organizada, sabe que gosto de organizações, de planear, de gerir – mesmo na desordem aparente. Se a minha organização implica papeis espalhados pela mesa, blocos de notas e caderninhos, postiques, alarmes no telemóvel, então assim o seja. Porém, não dispenso de cinco dicas importantes para me acompanhar.































ORGANIZAR E PLANEAR | 1
É cliché, bem sei, mas estes dois verbos são os melhores alicerces para quem procura conciliar o trabalho, os estudos e a vida. Se os conseguirmos conjuga-los de mãos dadas terão, certamente, meio caminho andado para conciliar melhor o vosso tempo; é a partir de tal que – tento – criar um horário pessoal: tempo para o curso, para o blogue, para a vida.

Este planner semanal ou este To Do List ilustram o que vos quero transmitir. 






O NOSSO ESPAÇO | 2
Se há sitio que gosto de trabalhar tanto para o curso como para o blogue, é no meu escritório. É meu e isso basta-me para me sentir bem e com disposição para enfrentar o que há para fazer. Se tivermos um espaço, um cantinho que nos faça motivar para trabalhar o rendimento será muito muito melhor.

Criem um espaço que tenha a ver com vocês, com aquilo que gostam e que se sintam à vontade. O meu escritório ainda está a tomar rumo e, digo-vos, se antes já gostava dele, agora não saio daqui. 

PAUSAS | 3, 4
Procuro sempre trabalhar por casa, no entanto, são também muitas as vezes que acabo por ficar fechada numa biblioteca. E para que não me sufoque a meio do caminho tento sempre fazer uma ou outra pausa, um café, uma conversa de circunstância para o animo e a vontade não se desviarem. Para os mais corajosos, sugiro que escolham um café calmo, com uma boa iluminação e um bom ambiente e o trabalho não será um bicho de sete cabeças.

Uma pausa mais reforçada: fugir à rotina. Se são como eu, e não gostam de dias seguidos fechados em casa, trabalhos e só trabalhos à nossa frente, tentem – nem que seja por uma hora – sair e desanuviar, um passeio, um almoço caprichado, um fim-de-semana diferente é sempre a desculpa para desviarmo-nos um pouco da nossa rotina.

















SEGUIR EM FRENTE | 5
E não olhar para trás. Aconteceu-me muito o semestre passado o pensamento que devia ter feito melhor, devia ter feito de outra maneira, outro método, outra apresentação – creio que o facto de ser tão crítica comigo, dificultou o processo. Sugiro que vejam o vosso erro como uma oportunidade para fazer melhor, para serem melhores e não como algo negativo e sem retomo.

Espero que tenham gostado deste artigo de segunda-feira cheio de boas sugestões para encarar mais uma semana – uma semana mais curta, ohyeah! 

F o l l o w  m e : facebook | instagram | bloglovin | zomato

Comentários