Avançar para o conteúdo principal

1# EM VIANA

SÁBADO  17 SETEMBRO 2016












Viana do Castelo, uma vista deslumbrante e uma pausa deliciosa. Estávamos desejosos e um tanto entusiasmados por registarmos as memórias sobre a Princesa do Lima, no blogue; afinal, é a primeira partilha sobre uma das nossas road trip por Portugal – e temos tanto para contar, registar e sugerir. Um artigo que vem atrasado mas em boa hora.











Chegamos à cidade de Viana, sensivelmente, entre as dez e as onze da manhã e já um tanto cansados – fartos? – da viagem apesar de esta ter sido muito tranquila. A cidade recebeu-nos com uma brisa característica do norte de Portugal mas nada que nos fizesses temer que o dia iria ficar tristonho – e assim foi. O dia – o sol, diria – descobriu pouco depois do meio dia e o céu azul cobriu Viana. 





















SANTUÁRIO DE SANTA LUZIA
E o terceiro mais belo panorama do mundo, diz a National Geographic. Aproveitámos a chegada e a vantagem de ainda estarmos no carro para conhecermos o miradouro de Santa Luzia, um dos – se não “o” – mais bonito do distrito de Viana do Castelo. E é de facto um ponto obrigatório para quem visita a cidade, não só pela vista mas por todos os cantos e recantos que existem lá em cima, desde o santuário aos pequenos grandes jardins. 



O Santuário, o ex-libris de Viana, uma obra tão bela e elegante que poucas são as palavras para o descrever; uma vista imensa para as montanhas que envolvem a zona, para o Rio Lima e para a cidade que paira lá em baixo, frágil e humilde; aliás, em qualquer parte da cidade, o Santuário de Santa Luzia é visível e admirado.


A área está muito bem explorada, cheia de turistas e visitantes, e é o local ideal para petiscarmos qualquer coisa; confesso, que o conceito “piquenique” é o mais badalado da zona e nós acabámos por aderir, afinal, gostamos tanto de nos sentarmos os quatro com petiscos caseiros – e tão deliciosos! 


Acabámos por não ter tido oportunidade, mas, se vocês tiverem, não deixem de aproveitar as viagens de elevador – lembro-me bem que tem o custo muito acessível e não só visualizam a cidade de uma outra perspectiva como é uma experiência diferente e muito gratificante.




Pouco depois do almoço, aconchegados e com o sabor do café, seguimos até ao Hotel do Parque – o carro estava estacionado, as malas pausadas e o descanso de meia hora estava feito, afinal.. havia uma cidade para conhecer! Voltarei a falar da nossa estadia num próximo artigo.






PONTE EIFFEL & A MARINA
Ficámos hospedados numa zona privilegiada, centrada e tranquila, o que facilitou muito a nossa visita na cidade – uma cidade que se faz muito bem a pé e só assim o pode ser, passeios junto ao rio foram o must have dia após dia, no final do dia. Nesses passeios, calmos e serenos, tínhamos a oportunidade de ver a Ponte Eiffel, um dos pontos a conhecer; para complementar, a Marina com o seu azul e elementos característicos. 


Estava a gostar de Viana como nunca pensei gostar – e ainda havia tanto para descobrir e explorar! Era terça-feira, lembro-me bem, e havia tanto movimento nas ruas, turistas ou trabalhadores davam vida à cidade, uma cidade que nos recebeu tão tão bem!

































































A CIDADE DE VIANA
E que cidade tão tão bonita, misteriosa e bela. Ainda podemos deambular pelas ruas e reparar nos vestígios que as Festas da Senhora da Agonia deixaram – uma festa sem igual, dizem! Aliás, há tanto para contar e partilhar sobre a cidade que deixaremos todos os pormenores, cantos e recantos para o quinto – e último – artigo desta série. 

Entretanto, há lugares que não podem faltar nesta publicação, lugares estes que protagonizaram também o primeiro dia em Viana do Castelo, ora sigam o artigo para descobrir as últimas duas sugestões deste post.


















ARMAZÉM 66
A Concept Store mais bonita de Viana: o Armazém 66. Apresenta, sobretudo, trabalhos portugueses, diferentes e distintos. Um mundo cheio de pormenores e trabalhos fantásticos, peças únicas e um gosto para o design muito muito cuidado. É, de facto, um sitio que devem visitar se estiverem pela cidade, não deixem de espreitar a página da marca para entenderem todo o conceito que por lá se vive. Vão adorar!
















CASINHA BOUTIQUE CAFÉ
Um espaço bonito – tal como gostamos, sabem? – e uma pausa refrescante e deliciosa ao final do dia. Não é novidade que gostamos de espaços diferentes e personalizados, e a Casinha Boutique Café, em Viana do Castelo é um desses espaços – acolhedor, harmonioso, calmo. Uma ótima sugestão para um final de tarde a quatro. 

Foi uma agradável surpresa quando me apercebi, ao realizar o roteiro, que este espaço também existia em Viana até então só tinha conhecimento em Braga ou no Porto.

















Dois frappucciono de café para mim, e outro de morango para a Raquel – ótimos para combater os trinta graus que se faziam sentir. Uma casa que chama atenção pelos pormenores, pelo cuidado da decoração e da oferta. Sorrisos e simpatia também foram os protagonistas daqueles que lá moram. Um espaço que contagia e que dá vontade de sorrir – mais e mais. Já apontaram que é uma casa a conhecer? 
















Despedimo-nos deste primeiro artigo com as cores de um pôr do sol, em Viana. Uma cidade que ao adormecer se torna única e especial. Espero que tenham gostado das nossas sugestões, estas que protagonizaram o primeiro dia no Norte. Fiquem desse lado e acompanhem os restantes artigos que temos guardados para vocês.

F o l l o w  m e : facebook | instagram | bloglovin | zomato

Comentários

  1. As fotos ficaram lindíssimas. Nasci lá bem pertinho de Santa Luzia, na maternidade do hospital que fica lá ao pé, por isso adoro quando falam da terra que me viu nascer, apesar de ter rumado a Lx :)

    Beijinho e boa estadia

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que fotos mais lindas... ADOREI!!

    Passa pelo blog e deixa as tuas perguntas:
    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2016/09/q-3-facam-as-vossas-perguntas.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do post! Deu para conhecer um pouco mais de Viana, por isso gostei porque nunca visitei esta cidade!
    https://foxwhisper.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

POPULAR

1# SUNDAY'S INSPIRATION

AMBURGARIA & PREGARIA TRADICIONAL

2# MONDAYS BEAUTY