Avançar para o conteúdo principal

TARTINE, CHIADO

t  e r ç a - f e i r a  1 5 - m a r ç o - 2 0 1 6


Dos dias bonitos e dos almoços deliciosos. Com a chegada dos dias solarengos e tardios, de céu imenso e azulado faz todo o sentido partilhar, ao longo desta semana, aquele dia, em meados de novembro, com ela, na capital. Uma série de artigos saborosos, culturais e saudosos é o que vos posso garantir. E se pretendem fugir da rotina, ocupar um domingo de primavera - que se aproxima - ou as férias - sortudos! - espreitem os próximos registos!




Entre um passeio pelo Terreiro do Paço, pela Baixa Chiado ou pelo Rossio aquela manhã já estava recheada de boas memórias, de histórias partilhadas e de sorrisos bonitos. Entretanto, a manhã tardara em chegar ao fim - o tempo passa a voar! - e o cansaço e a fome instalavam-se aos poucos. 


E ali, em pleno Chiado, entre direções acertadas e perdidas, deparamos-nos com a Tartine; ali mesmo, naquela rua estreitinha, quase despercebida. Um almoço delicioso e uma pausa reconfortante chamavam por nós. E, boas ouvintes como somos, seguimos. 

No ar pairava aquele aroma delicioso, aquele cheirinho de pão acabado de fazer, quentinho; um deleite, um misto de sensações que nos conquistava a cada suspiro. À - quase - entrada, encontrávamos uma sala acolhedora, em tons de castanho em que a madeira reinava; tão tão simples e bonita. Os detalhes não são muitos, os suficientes para encherem o espaço cheio de harmonia e nada de exageros. Assim. Simples. Como gostamos. Por trás, uma sala exterior, que tanto elogiei e mimei. Aliás, acabamos mesmo por almoçar lá fora tanto não fui o nosso olhar apaixonado. 


O espaço apresentava alguma afluência, no entanto, não foi desculpa para demoras, esperas ou atrasos; fomos servidas na hora certa, com a calma e o tempo que precisávamos. A esplanada, aquela que tanto gostei, apresentava-se luminosa e ampla, e sempre com pequenos apontamentos - os essenciais, diria. Tudo para que a refeição fosse muito muito agradável e mimada.


Duas limonadas foram o nosso primeiro pedido; entre a simpatia e um atendimento cinco estrelas, acabámos por escolher uma lasanha - uma para as duas - como almoço daquele dia. Esta acompanhada por salada variada. O senhor - o dono, presumo - que nos atendeu de forma tão atenciosa e comunicativa, assegurou-nos que sairíamos satisfeitas; raparigas de pouco alimento, portanto. Quanto à lasanha estava ótima, muito bem confecionada e temperada - se assim o podemos dizer. Um prato muito saboroso, agradável e apetitivo. O suficiente para voltarmos, espreitem:


Com água na boca? Pois, têm mesmo razão para estar. Que delícia que estava. Entretanto, aquela refeição estava a chegar ao fim; o café cerrou aquela hora de almoço calma e acolhedora. Entre uns registos fotográficos, uma olhadela na revista de eleição - TimeOut - e conversas sem fim, esperávamos-nos uma tarde muito muito bonita!


Deste lado fica o desejo de voltar, de provar os famosos waffles com um cappucino ou um sumo natural, se o tempo o permitir. O que me sugerem?

Para terminar, podem ver outros tantos pormenores na aplicação gastronómica do momento: a Zomato. A minha crítica paira por aqui, espreitem, espreitem e deliciem-se com tantas outras! Entretanto, não podem perder o seguimento deste dia que tão bonito se tornou. O próximo artigo promete detalhes, inspirações, pormenores e beleza - muita beleza! Muitas coisas boas para preencherem um dia com a amiga de sempre, com ele ou com o grupo de amigos. Até já.

F o l l o w  m e : facebook | instagram | bloglovin | zomato

Comentários

  1. Estas imagens são apaixonantes, Lisboa é APAIXONANTE!! Gosto muito! Adoro tudo que tem a ver com a capital :).

    Seguii!

    xoxo*

    Bruna, do B.lliccious/

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto! A lasanha, o café, a salada, tudo! Que vontade de experimentar :)

    ResponderEliminar
  3. Tem tudo tão bom aspeto! :) A Tartine já está na minha lista de sítios para visitar há muito tempo, mas acho que acabou de subir uns lugares depois destas fotografias lindas ahah

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

POPULAR

DAS NOVIDADES

2# AVEIRO

4# SUNDAYS INSPIRATION